Tá tudo dominado

Por muitos anos, os visitantes da cidade do Rio de Janeiro ouviram os moradores dizerem que os morros da cidade estavam "dominados" pelos traficantes, que estabeleceram verdadeiros governos paralelos. Tempos depois, após a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), subir o morro tornou-se mais um programa turístico.

Testei e aprovei um desses passeios. Conheci o Complexo do Alemão do alto, pegando uma das 152 gôndolas do Teleférico que liga seis pontos do local: Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras.

O ponto de partida é a estação de Bonsucesso, no bairro de mesmo nome, na zona Norte do Rio, e próximo passam ônibus, trem e táxis.

Caso queira há visitas guiadas que podem ser adquiridas nessa primeira estação. Os guias são pessoas da própria comunidade que contam a história da formação do Complexo e dos principais pontos avistados lá do alto.

Se dispensar o guia, vá então direto para a sexta e última estação. Desça e vá para a pracinha no alto do morro ao lado da UPP.

Lá você poderá saborear churrasquinho, churros, batatas fritas e outros quitutes engordativos mas deliciosos.

Há barracas vendendo artesanato para quem quiser levar uma lembrança do local. Minha dica são as blusas grafitadas na hora.

Você conversa com o artista e ele faz um verdadeiro quadro com elementos ligados ao dia a dia da comunidade.

A vista do alto dentro das gôndolas é incrível. São 3,5 km de extensão e em todas as estações há monitores para tirar dúvidas de quem está fazendo a visita.

São novos ângulos da cidade maravilhosa que se descortinam para os turistas.

Só um aviso: como seguro morreu de velho, recomendo fazer essa visita durante o dia e não fazer passeio pelas ruas sem acompanhamento de um guia.

É fácil se perder e para descer ou subir as ladeiras a pé debaixo do sol forte só mesmo com bom preparo físico!

Em tempo: o nome Alemão vem do imigrante polonês Leonard Kaczmarkiewicz que em 1920 adquiriu terras na Serra da Misericórdia, onde fica o Complexo. O proprietário era conhecido como "o alemão" e, logo, a área ficou conhecida como "Morro do Alemão".
Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário