Paraíso Potiguar – Procurando Nemo

No segundo post da série sobre o Rio Grande do Norte, vamos sugerir aos turistas um passeio marítimo. Trata-se dos parrachos (piscinas naturais) de Maracajaú, que estão cerca de 60km distantes de Natal.

O visitante tem várias opções para chegar lá: paga uma diária de táxi, ou aluga um carro e segue pela estrada rumo ao litoral Norte, ou contrata um dos passeios oferecidos pelas operadoras locais, que incluem o ônibus e o ingresso para o catamarã.

Eu preferi a segunda opção para ter mais liberdade de ir e vir. Saindo de Ponta Negra é só pegar a direção da Ponte Newton Navarro e seguir sempre em frente. A estrada para Maracajaú é excelente e a sinalização não deixa dúvidas. Após passar por Maxaranguape e Cabo de São Roque você estará próximo de Maracajaú.

As duas vezes que realizei o passeio eu fiz com a Maracajau Divers. A empresa é muito eficiente. 

É importante ligar antes para reservar lugar no Catamarã, que parte de um restaurante local e navega 7km até chegar ao ponto em que as piscinas naturais aparecem na maré baixa. 

Há outro detalhe importante. O passeio deve ser feito na maré baixa, e o site da empresa traz a tábua das marés. Portanto, programe-se para os horários em que estiver entre 0.0 (seca) e 0.3. O catamarã dá direito ao passeio, e ao aluguel do equipamento (snorkel e óculos de mergulho) higienizado.

Chegando aos parrachos, é só descer e aproveitar. Quem não sabe nadar também pode aproveitar porque eles disponibilizam boias (os conhecidos macarrões) para o mergulho. 

A vida marinha é impressionante e a quantidade e diversidade de peixes é enorme. 

Caso você esteja com um grupo de amigos, vale verificar o preço de lanchas que podem visitar outros pontos além deste onde o catamarã atraca. Há também a opção de fazer mergulho com cilindro (o famoso batismo), mas como a visibilidade é boa, pode-se economizar usando o snorkel já incluído no preço do passeio.

Outra dica: caso você queira almoçar no restaurante, deixe o prato já solicitado antes do passeio. Assim, quando você voltar não vai demorar para ser servido. 

Após o almoço aproveite para andar pela praia, e fazer belas fotografias da paisagem. 

Ao final do dia, quando chegar ao hotel ou pousada em que estiver hospedado, descanse e se prepare para uma experiência gastronômica maravilhosa à noite. 

A dica para o jantar é o restaurante Camarões. Após 25 anos de funcionamento, hoje a rede conta com quatro filiais, mas eu indico o Camarões Potiguar, de Ponta Negra, pois é o maior e com decoração diferenciada.

No cardápio, claro, uma infinidade de opções com o crustáceo (empanado, com crosta de gergelim, com queijo etc). Os pratos são muito bem servidos para duas pessoas e até três dependendo da fome. Os preços são um pouco salgados, mas pela quantidade e qualidade acabam sendo bem justos. E se encontrar fila, aguarde, pois de fato vale a espera!
0 Responses

Postar um comentário