Paraíso Potiguar – Explorando o Litoral Sul

O Litoral Sul do Rio Grande do Norte possui uma infinidade de praias, muitas delas já tomadas pelos condomínios e casas de veraneio.

É preciso mais de um dia para explorar essa parte do litoral potiguar. Eu recomendo sair cedo e aproveitar ao máximo os passeios!

A sugestão é reservar um dia para conhecer as praias de, Cotovelo, Pirangi do Norte, Pirangi do Sul e Búzios.

Saindo de Ponta Negra, onde estão a maioria dos hotéis e pousadas e onde recomendo hospedagem, você pega a Rota do Sol e chega em Cotovelo em cerca de 20 min.

A praia vale para fotos, mas siga em frente porque ela já está bem urbanizada com muitas casas de veraneio.

No caminho em direção do município de Parnamirim, está o Museu Espacial do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. É uma Base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes, a primeira da América do Sul.

O local é aberto a visitação e se você está com crianças então é um programa diferente. Lá você conhecerá toda a história da base e pode tirar fotos próximo a réplicas de foguetes e até aviões de verdade.

Mais a diante, cerca de 12km de Natal estão as praias de Piranji do Norte e do Sul, que na verdade são uma só, dividida ao meio pelo rio de mesmo nome.

A primeira é muito frequentada pelos veranistas e tem mais infraestrutura como bares e restaurantes


A grande atração, na verdade, é o maior cajueiro do mundo. Vale a visita para ver o quanto a árvore se espalhou pelo terreno, para subir no mirante e tirar fotos e para comprar os produtos à base de caju (doces, castanha etc).

Em Piranji do Sul, já no município de Nízia Floresta, a praia tem águas mais calmas e um banco de corais forma piscinas na maré baixa (conhecidos como parrachos de Pirangi).

O restaurante Marina Badauê faz passeios até os parrachos que duram duas horas e de quebra talvez você ainda consiga ver golfinhos. Eu recomendo não fazer o passeio, mas sim almoçar no local.

Depois de degustar os deliciosos frutos do mar, continue na estrada em direção ao sul onde estão as praias de Búzios e Barra de Tabatinga.

Nesta última fica localizado o mirante dos golfinhos. No município também há vários criatórios de camarões, e você pode comprar por um bom preço se levar isopor e gelo.

Porém, a grande atração na minha opinião, e o fechamento com chave de ouro para o dia no litoral sul é a Lagoa do Carcará.

Considerada um dos lugares mais paradisíacos do RN, é pouco divulgada e por isso o espanto do turista que consegue chegar até lá. De Natal até a Lagoa são cerca de 40km rodados.

A lagoa tem água transparente e areia branca, que lembra muito Jijoca em Jericoacoara (CE). Existem outras cinco lagoas próximas, mas a do Carcará é simplesmente deslumbrante.

Aproveite para tirar o sal das praias nas águas mornas e rasas. Há caiaques, pedalinhos e muitos praticam windsurfe no local. Relaxe e aproveite o final do dia nos barzinhos caso queira petiscar algo mais.

Após um banho revigorante na pousada ou hotel, que tal jantar uma iguaria típica nordestina? A dica é o restaurante Casa de Taipa, tapiocaria e Cuscuzeria de Ponta Negra. Serve deliciosas tapiocas com todos os recheios que você possa imaginar (doces e salgadas), além do cuscus tão usado na culinária regional. A decoração do local é linda e aconchegante.
0 Responses

Postar um comentário