De volta ao Porto

Porto é uma cidade que sempre traz novidades para os visitantes. E recomendo uma visita, independente do seu destino principal em Portugal. Vários posts deste Blog já foram dedicados a ela, com dicas de roteiros a pé e passeios pelas eclusas do Douro.  Agora, os leitores recebem mais duas indicações de passeios testados por esta que vos escreve.

A primeira é a visita às Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio Douro. As marcações podem ser feitas pela internet e os preços (6E a 16E maio/16) valem a aula sobre a história do Vinho do Porto e seu cultivo no país.

A Caves Ferreira foi criada por uma família de viticultores em 1751, e tem na figura de Dona Antônia Adelaide Ferreira seu grande expoente. Ferreirinha, como era conhecida, nasceu no século XIX e possuía cerca de 30 quintas na região do Douro.

Empresária de personalidade forte contribuiu para o desenvolvimento da região, não só do ponto de vista comercial, mas também social, com a construção do Hospital da Régua.

Durante muitos anos ela foi a maior exportadora de Vinho do Porto do país, enfrentou pragas nas vinícolas e trouxe do exterior novos processos de fabricação.

Na visita você fica sabendo como o vinho era transportado pelo Douro em barris de madeira até Vila Nova de Gaia, onde era armazenado nas Caves.

No século XX a Ferreira foi adquirida pela Sogrape Vinhos que manteve a marca com mais de 250 anos de tradição.

No passeio, o turista observa rótulos antigos de vinhos, equipamentos usados há mais de dois séculos na produção, vê os barris e as fotos dessa ilustre senhora.

A visita é guiada e com as informações passadas conseguimos entender as diferenças entre os vinhos.

Ao final, na área de degustação você prova três tipos do néctar dos deuses. Quem quiser pode adquirir outros na loja.

Os preços são um pouco mais baixos que em supermercados, e infinitamente menores em comparação ao que se pratica no Brasil devido aos impostos.

Tomar um cálice de Porto Ferreira é mergulhar na alma e tradição portuguesas. Fazer isso na própria Cave da empresa não tem preço!

Passeio pelo Douro

Complemente sua experiência no Porto com um passeio pelo rio Douro. Este Blog já trouxe detalhes do Cruzeiro pelas eclusas, mais longo (cerca de um dia) e lindíssimo. Para quem está com pressa, recomendo um trajeto mais curto de 1h, chamado Cruzeiro das Pontes.

É realizado nos barcos Rabelos, que antigamente traziam as pipas de vinho como conta a história.

Você pode reservar direto no site ou fechar diretamente no cais (12,5E mai/16). Se o dia estiver chuvoso evite o passeio porque o vento não dá trégua.

Você passará por baixo das seis pontes que ligam as margens do Douro. As mais antigas datam do século XIX: Luís I e Maria Pia.

As pontes São João, Arrábida, Freixo e Infante foram erguidas no século XX.

Aproveite para tirar fotos das cidades de ângulos diferentes, mostrando o Porto e suas ladeiras, o cais e seus restaurantes. Na outra margem as caves em Vila Nova de Gaia.

O passeio chega até a foz do rio e você com um sorriso no rosto fica maravilhado com tantas belezas em uma só cidade. Por isso, vale a pena sempre voltar lá!
0 Responses

Postar um comentário