Um giro por Lisboa

A capital portuguesa agrada a todos os gostos, unindo o tradicional ao moderno. E para muitos brasileiros, como eu, traz um sentimento de “estar em casa”, seja pela arquitetura, pela gastronomia ou pela língua. Então, ao visitar a cidade não tenha pressa porque Lisboa se conhece a pé!

Minha dica é iniciar pelo bairro de Belém, onde estão concentrados alguns dos principais monumentos da cidade. Comece pelo Padrão dos Descobrimentos (4E) e sua rosa dos ventos que retrata o mapa mundi com as principais rotas da expansão portuguesa.

Do alto do monumento tem-se uma vista espetacular de Lisboa e do rio Tejo. E fique atendo às figuras históricas retratadas na caravela que compõe a escultura. Na proa está o Infante D. Henrique, responsável pelas primeiras viagens em busca da conquista de novos territórios para Portugal.

Bem perto do Padrão está a Torre de Belém (6E) utilizada no passado na defesa do estuário do Tejo. Passou um bom tempo fechada para restauro e hoje é ponto bastante visitado no bairro. Caso a fome aperte, atravesse as avenidas e os lindos Jardins da Praça do Império e vá para a Rua de Belém comer os famosos Pastéis de Belém.

A história conta que eles começaram a ser vendidos no início do século XIX, após a revolução liberal expulsar o clero dos conventos e mosteiros. A receita dos religiosos é usada até os dias de hoje e a pastelaria é um luxo, com decoração que nos transporta no tempo.

O pastel chega quentinho e a dica é polvilhar canela, que ele fica ainda mais gostoso! Outra dica é almoçar em uma rua próxima que tem várias opções. Pergunte pela rua dos restaurantes que todos sabem indicar.

Logo ao lado da pastelaria está o imponente Mosteiro dos Jerônimos (10E), cuja construção data do século XVI. D. Manuel I dedicou o lugar à Virgem de Belém e trouxe para sua ocupação a Ordem de S. Jerônimo, que ficou por lá durante 400 anos.

Uma curiosidade: ele foi construído com verbas do comércio com a África e Oriente. A imensa fachada de calcário com cerca de 300m tira o fôlego dos visitantes que o vêem pela primeira vez. É também considerado a “joia” da arquitetura manuelina.

O Mosteiro é composto pela Igreja (onde estão os túmulos do descobridor Vasco da Gama e o do poeta Luís de Camões), a Capela Mor (com o corpo de D. Manuel), o Claustro (onde descansa o escritor Fernando Pessoa), Refeitório, Sacristia e Confessionários. Tudo muito bem preservado.

Bem ao lado do Mosteiro há ainda o Centro Cultural Belém que abriga museu, salas de exposições e auditórios. Confira a programação, pois você pode terminar o dia lá assistindo a alguma ópera ou peça de teatro!

Belém tem muitas atrações para o turista, por isso merece um segundo dia de visita. Não deixe de ver o Museu dos Coches e sua incrível coleção, além do Museu Nacional de Arqueologia que ocupa parte do complexo do Mosteiro dos Jerônimos.

Há outras atrações no bairro, mas menos interessantes do que as citadas neste post. E para quem tem pouco tempo vale conhecer primeiro os locais que indiquei.
0 Responses

Postar um comentário