Uma tarde no museu

Eu tenho especial predileção por museus. Quando viajo sempre busco visitar pelo menos um em cada cidade. Conhecer a história é aprender com o passado e conhecimento nunca é demais. Dito isso, aí vai mais uma dica para aqueles que estão de passagem pelo Rio de Janeiro: o Museu da República.

Localizado no tradicional bairro do Catete, bem pertinho do Centro da cidade, o museu é uma ótima opção para um passeio à tarde, pois além da visita há um cinema e lindos jardins.  Passei por lá em outubro de 2017, e fiquei surpresa pela boa conservação do lugar.
 
Construído entre 1858 e 1857 pelo Barão de Nova Friburgo, o Palácio do Catete passou pelas mãos de vários donos até ser comprado pelo Governo Federal para transforma-se em sede da Presidência da República. O Palácio foi cenário de várias histórias políticas do país, como as duas grandes Guerras Mundiais e o suicídio de Getúlio Vargas. Em 1960 com a transferência da Capital Federal para Brasília, o Palácio transformou-se no Museu da República.

As visitas acontecem de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 18h. Confira no site o preço dos ingressos (R$6,00 out/17) e as gratuidades. A melhor opção para chegar lá é o metrô, com uma saída pela estação Catete bem ao lado do Museu.

O percurso tem um único sentido. Você começa pelo primeiro andar, vendo a história da construção do palácio e os quadros retratando o Barão e sua esposa. Em seguida começa a história da República brasileira, com informações sobre a proclamação e os primeiros presidentes. Fique atento às paredes e ao teto que são ricamente decorados. O piso também é magnífico com mosaicos de madeira.

Depois de explorar essa parte do palácio suba o hall da escadaria, que por si só já é um deslumbre. O segundo andar guarda preciosidades com vários salões que exibem mobiliário de época em vários estilos, além de lustres e porcelanas dos séculos XIX e XX. Eu destaco os vitrais com figuras mitológicas e que foram feitos na Alemanha.

É no terceiro piso que você encontra um salão com a reconstituição do quarto de Getúlio, e onde se vê o pijama que ele vestia no dia do suicídio. Faça a visita com calma veja todos os detalhes e pode tirar quantas fotos quiser, contato que sejam sem flash.

Dê atenção também ao exterior do Palácio com suas águias, varandas e luminárias de ferro fundido. Confira a programação do cinema ou vá tomar um café na lanchonete externa. Após essa pausa parta para explorar os jardins, que segundo historiadores seriam obra do paisagista francês Auguste Glaziou.

Há também um coreto, as dependências que eram usadas pelos criados do Palácio, uma pequena gruta, um lago e esculturas que deixam o lugar com um ar bucólico. Uma ótima opção para um passeio durante as tardes quentes do Rio de Janeiro.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário