Arte e Vinhos
19:12
Para meu espanto e deleite encontrei uma jóia rara: um museu com coleções arqueológicas, de arte etongráfica africana, de minerais, de fósseis, de cerâmicas, azulejos e estanhos.
No início da visita, a guia nos fornece um pequeno histórico das Caves, que têm mais de 80 anos e hoje exportam mais de 50% da produção para cerca de 60 países.
No local são produzidos vinhos, espumantes e aguardentes, cujas uvas foram cultivadas em mais de 600 hectares de vinhas, em diferentes regiões de Portugal.
Imagine observar estátuas, máscaras, artigos religiosos e utensílios do cotidiano de tribos africanas. Ou ver de perto esculturas de artistas de Tengenenge, uma comunidade de escultores do Zimbabue.
Há ainda uma sala destinada à parte da coleção de 2000 amostras minerais provenientes, na sua grande maioria, do Brasil.
Continuando o passeio subterrâneo, cheguei ao acervo de cerâmica que inclui obras de Rafael Bordalo Pinheiro. Eu não conhecia esse artista e fiquei impressionada com seus trabalhos.
Alguns túneis ainda são destinados aos espumantes, onde podemos ver o envelhecimento do líquido e aprender sobre o processo de fabricação, que pode durar mais de três anos.
Uma visita às Caves Aliança é uma verdadeira aula de arte, não só pela fabricação do vinho mas também pelo maravilhoso acervo de obras a que o público tem acesso. E você ainda brinda o final do tour com uma prova de espumante. Tim tim!
Como chegar: Vá para a Região da Bairrada, Conselho de Anadia. Pegue a Estrada Nacional e siga na direção de Aveiro, quando aparecerem placas indicando Sangalhos entre e vá se guiando por elas. As Caves são conhecidas por todos os moradores que podem facilmente ajudar um turista perdido.
Quando ir: Qualquer época do ano, de segunda a sábado. A primeira visita guiada começa às 10h30. Marque antes por telefone ou pelo site da empresa. A entrada é gratuita.
Adorei o lugar. Deve ser encantador.E deu saudade das terras lusitanas.
bjão