Explorando as grutas

As belezas naturais de Portugal não se resumem às praias do Algarve, aos rios como o Douro ou aos bosques espalhados pelo país. Há muito mais que se explorar. Um belo exemplo é o conjunto de grutas na região central do país a poucas horas do Porto e que são uma bela opção de passeio.

A formação dessas grutas data de milhões de anos, pois elas estão em um maciço calcário, onde ficam as Serras de Aire e dos Candeeiros. As chuvas ao longo do tempo se infiltraram nas fendas das rochas e como o calcário é dissolvido pela água, a natureza esculpiu lindas formações a dezenas de metros abaixo da superfície. E desde os anos 1970 os turistas podem aproveitar para visitar as cavernas!

As Grutas da Moeda já foram alvo aqui deste Blog. Agora, trazemos para os leitores as dicas sobre as Grutas de Mira de Aire, as maiores com mais de 11km de extensão, sendo que somente 600m estão abertos a visitação.

Dá para ir de carro partindo de Lisboa (110km de distância) e muitas pessoas, inclusive, visitam as grutas  no mesmo dia que o Santuário de Fátima, devido à proximidade.

Por 6,60E você vai descendo escadas e ladeiras acompanhado de um guia, que irá explicar como as grutas foram descobertas em 1947 e as diferenças entre as formações rochosas. O jogo de luzes faz com que você se sinta em outro mundo, e as crianças adoram a diversão.

Para realizar o passeio com segurança, evite usar sapatos com salto (tênis de preferência), e leve um casaquinho se você é friorento como eu, pois a temperatura fica sempre em torno de 17ºC. É interessante lembrar que pessoas com dificuldade de locomoção terão dificuldade para descer os 683 degraus, levando até os 110m de profundidade.

Ao final, a subida é feita por dois elevadores (porque para baixo todo santo ajuda). Há ainda um parque aquático próximo, mas as grutas definitivamente são a melhor atração do local.E para quem gosta de vinhos, a empresa de administra as grutas organiza degustação de vinhos em uma das galerias, para saber as datas entre em contato pelo site.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário