Ai meus sais!


Esta é a exclamação que um turista fatalmente acabará fazendo ao visitar Portugal. Não exercitamos somente os olhos com as belas paisagens, os ouvidos com o belo fado, ou as pernas com o descer e subir de ladeiras. O turismo na cidade é também testar todos os sabores, seja de um bom vinho ou dos deliciosos e variados pratos. Portanto, haja digestivos! kkkkkk

Como eu não sou chegada ao álcool, não posso falar com propriedade sobre as melhores bebidas, mas quanto ao resto... Coloco aqui uma seleção de restaurantes que para mim foram um destaque.

Bairrada – nessa região o prato mais famoso é o leitão. Já coloquei, inclusive, um post sobre o assunto neste blog. Além do Virgílio, que para mim é hour concours, há o Pedro dos Leitões que serve a mesma iguaria mas um pouco mais apimentada para quem gosta de algo mais forte. Fica na mesma rua do Virgílio, é só procurar a placa com o nome do restaurante.

Não esqueça de pedir a entrada (broa com manteiga, queijo de cabra e as azeitonas) em qualquer um deles. Os pratos normalmente são acompanhados por batata frita e salada bem temperada. Peça de sobremesa aletria, um doce feito com uma espécie de macarrãozinho e leite, que se come frio e com canela por cima.

Os preços não variam muito, pois é cobrado o quilo do leitão. Para se ter uma ideia o almoço com prato principal + sobremesa + bebida fica em torno de 20 Euros (jun/12), mas tudo muito farto, de sair rolando mesmo.

Porto – O Café Majestic próximo à Praça da Batalha, na Rua Santa Catarina, vale não só pela qualidade da comida quanto pelo cenário. Lembra muito a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, mas é menor em tamanho. 

O serviço é impecável, desde as louças, as toalhas até o atendimento super simpático e rápido. Se você estiver sem grana vá tomar apenas um café, mas se puder almoce ou jante por lá. 

O prato do dia custa 15 Euros (jun/12). De sobremesa vá de toucinho do céu, uma espécie de tortinha feita com amêndoas moídas, que é doce até a alma.

Bem em frente à Praça da Batalha, fica o restaurante A Brasa. O que espanta nele é o tamanho das poções. O forte do cardápio são os grelhados, como o nome indica, e uma dose (ou porção como nós brasileiros chamamos) dá tranquilo (e ainda sobra!) para três pessoas. Eu indico o polvo a lagareiro (acompanha batatas ao murro, ovo cozido, cebola e vagem, tudo assado no azeite) que sai por 18 Euros (jun/12).

Essa é A dica: Confeitaria Batista, na Rua Formosa, esquina com Santa Clara, também próximo à Praça da Batalha. Fica ao lado da casa Pérola do Balhão, que vende tudo de gostoso que há (amêdoas, chouriços, geléias etc etc etc). No segundo andar da confeitaria serve-se um almoço delicioso e por uma pechincha em tempos de câmbio desvalorizado. Por cerca de 10 Euros (jun/12) você come prato principal + bebida + sobremesa. Escolha um dos pratos do dia que são bem servidos para uma pessoa.

Para quem gosta de apreciar uma bela vista enquanto almoça ou janta, uma boa dica é o Filha da Mãe Preta. O restaurante fica bem no Cais da Ribeira, próximo à Praça da Ribeira. Sente em uma das mesas no cais e peça as entradas: bolinho de bacalhau, queijo, azeitona, broa de milho e patê de camarão. Você só paga o que comer. Para o prato principal lulas grelhadas ou cabrito frito, ambos servidos com batatas, são uma delícia. De sobremesa, a sugestão é a natas do céu, um doce típico de Portugal. A comida servida em frente ao Douro traz outro sabor!

Bom apetite!! 




Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário