Do outro lado do Rio
18:08
Para os apreciadores do vinho do Porto é uma passagem obrigatória, e para aqueles abstêmios como eu vale pelo conhecimento sobre como é produzido o produto mais famoso de Portugal.
É em Gaia que estão reunidas as Caves centenárias que, hoje, aliam a produção automatizada à confecção artesanal da bebida.
Fundada há mais de 300 anos a Croft é uma das mais antigas. Após mudanças acionárias está nas mãos de duas velhas famílias do setor de vinhos - os Yetman e os Fladgate.
Ao chegar no local, bem próximo do Cais de Gaia, o turista é recebido com uma prova de vinho branco enquanto espera pelo tour em sua língua.
Ao final, mais uma prova, desta vez do vinho tinto. Para quem quiser há uma loja para mais provas (desta vez pagas) e para compra de utensílios como decantadores.
Com a missão cumprida, é hora de conhecer um pouco mais da cidade. Caso você ainda não tenha feito um passeio pelo Douro, pegue um barco Rabelo e por 10 Euros (Jun/12) faça o passeio das pontes (são seis, sendo uma delas construída por Gustave Eiffel - o mesmo da Torre em Paris).
Depois, recomendo passear pelo Cais que oferece ao turista dezenas de restaurantes não só de comida portuguesa, mas indiana e até o famoso churrasco brasileiro! Comer sardinhas assadas pode ser uma boa pedida, e os preços são convidativos. Um prato de sardinhas com batatas fica por volta de 6,5 Euros (Jun/12).
À tarde recomendo pegar o teleférico que fica bem no Cais e apreciar a bela vista aérea das duas cidades - Gaia e Porto). No alto, andando poucos minutos, você chega ao Mosteiro da Serra do Pilar. Ele recebe visitantes mediante marcação, mas mesmo assim vale uma foto externa do convento fundado 58 anos após a chegada de Cabral ao Brasil. Lá do alto tem-se uma das vistas mais belas da Ponte Luiz I.
Alguns guias impressos ainda indicam outros pontos turísticos como a Câmara de Gaia, Casa Barbot, e o Museu Teixeira Lopes. No entanto, não recomendo perder tempo, pois estão longe do Cais e valem mais para fotos devido ao estilo arquitetônico.
Como chegar: a maior parte dos turistas hospeda-se no Porto e visita Gaia por um dia. Ônibus (linha 903 1,80 Euro), ônibus turístico (13 Euros por dois dias com parada em vários pontos turísticos) ou taxi (2,30 Euros a bandeirada) são algumas opções. Dependendo de onde você estiver hospedado até dá para ir à pé, caso goste de boas caminhadas!
Vale uma dica, a respeito das sardinhas: os portugueses não se dão ao trabalho de abrir as bichinhas para tirar as entranhas. Elas vão do mar (vá lá, da peixaria) diretamente para a mesa praticamente inteiras, só lhes tiram as escamas. Coração, tripas, pulmões, guelras etc. são com você - e há quem goste de comer tudo junto (eu não, principalmente as guelras!)