Rumo ao Norte – Barcelos e Esposende

Dando continuidade aos posts sobre o Norte de Portugal, falo agora de duas cidades vizinhas cuja visita pode ser feita em um único dia. Esposende e Barcelos oferecem aos turistas história e belas paisagens.

Como as minhas sugestões de passeios partem sempre de Braga, fazendo deste local o ponto de partida para explorar o norte português, a dica é sair de lá e primeiro visitar Esposende.
Cidade litorânea destino certo dos portugueses no verão, ela fica bem na foz do Rio Cávado. Os 18km de praias de areias alvas são um atrativo, e todas estão no Parque Natural do Litoral Norte, mas não espere águas quentes. A orla é muito bem conservada e te convida para caminhadas e passeios ao fim da tarde para ver o pôr-do-sol. 
 São muitas opções de esportes náuticos, hotéis e apartamentos para alugar. O local é inclusive mais barato que o Algarve. O litoral Sul, muitas vezes é proibitivo para os portugueses, devido à inflação dos preços, causada pela migração de turistas de outras partes da Europa nas férias de verão.
A travessia de barco pelo rio Cávado era muito conhecida pelos peregrinos que se dirigiam à Santigo de Compostela, e traz lendas sobre uma imagem de uma santa trazida pela rede de pescadores que trabalhavam lá. 
Você pode passar a manhã em Esposende, aproveitar a praia se for verão e após o almoço partir para Barcelos que fica no caminho de volta para Braga. 
O segundo ponto de parada sem dúvida nenhuma traz um encontro com o ícone mais conhecido de Portugal: o galo de Barcelos! 
Conta a lenda, e são muitas delas no país, que um peregrino hospedou em uma estalagem de Barcelos, quando fazia sua caminhada em direção à Santiago de Compostela. 
Lá uma bela moça se enamorou dele, mas como ele estava em viagem santa recusou os galanteios. Ela teria então escondido um talher de prata na bagagem do rapaz, e o denunciado às autoridades locais. 
Quando foi preso e levado ao juiz, disse que se fosse inocente o galo que ele estava comendo no almoço iria se levantar. Levado imediatamente à forca o peregrino foi salvo quando o galo se levantou e assustou a todos, pois estava vivo.
O galo assado é, inclusive, uma das iguarias servidas nos restaurantes da cidade. Que tal provar um?! Brincadeiras à parte, você verá a imagem do peregrino na forca entalhada no Cruzeiro do Galo localizado no Paço dos Duques de Bragança (também chamado de Paço dos Condes de Barcelos).
Na verdade, pouco restou da fortificação que fica às margens do rio Cávado. Construído no século XV, é um dos poucos exemplos em Portugal de arquitetura residencial do final da Idade Média. 
Em frente ao Paço está a ponte medieval que vai até Barcelinhos. Próximo também está o Edifício da Câmara Municipal que já foi o antigo Hospital do Espírito Santo, que serviu de posto de assistência dos peregrinos a Santiago de Compostela. 
 





Outro ponto turístico é a Feira de Barcelos que acontece às quinta-feiras. Considerada como o maior e mais antigo mercado ao ar livre do país. Boa dica para terminar o dia indo às compras!
Marcadores: , , | edit post
0 Responses

Postar um comentário