História da presença judaica no Recife


Conhecer o passado nos ajuda a entender o presente e planejar nosso futuro. Por isso que museus deveriam ser parte obrigatória de passeios quando um turista viaja, principalmente com crianças. Em Recife (PE), para quem quiser conhecer a história da presença judaica nas Américas, a visita à Siganoga Kahal Zur Israel é importantíssima.

Em hebraico o nome da sinagoga quer dizer Rocha de Israel e lá também funciona o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco. O excelente acervo mostra que esta foi a primeira sinagoga das Américas, e funcionou durante o período da dominação holandesa, no século XXVII. 

Muitos judeus fugidos da inquisição na Europa vieram para o Brasil, já que havia a liberdade de culto religioso. Após a restauração do domínio português, muitos fugiram para a Holanda e para a América do Norte, onde hoje estão os Estados Unidos da América.

O visitante pode ver as escavações que comprovaram a existência da primeira sinagoga, observa objetos de época, lê informações sobre a inquisição no Brasil e tem contato com a cultura judaica. Fica sabendo que os judeus contribuíram para o crescimento da então cidade Maurícia projetando, a Ponte Maurício de Nassau, e que muitos eram proprietários de engenhos de cana-de-açúcar.

A sinagoga está localizada no Recife Antigo, na Rua do Bom Jesus (que antes se chamava Rua dos Judeus). São vários andares para visitação que ocorre em dias e horários específicos, mas aí vai a minha valiosa dica. Vá no domingo à tarde, por volta das 16h, faça a visita com calma e depois passeie pela feira de artesanato que funciona na mesma rua. Em frente à sinagoga fica a barraca que vende doces da culinária judaica, afinal gastronomia também é cultura!
0 Responses

Postar um comentário