
Subindo o rio da Prata você chega até Punta Ballena, outra península a poucos minutos de carro de Punta del Este. Sua faixa de praia tem 12 km e é mais uma opção para quem for veranear na região.
No entanto, a grande atração do lugar é o
Museu-Atelier de Casapueblo, que exibe, preserva e divulga a obra de Carlos Páez Vilaró.

Artista autodidata ele pintou quadros, fez esculturas, atuou no cinema e na literatura. Tocava também instrumentos de percussão típicos do candomble uruguaio, e teve amigos tão criativos quanto ele como Pablo Picasso e Salvador Dalí.
Jorge Amado e Vinícios de Moraes também estavam nessa lista. E sabem a música “A Casa” de Vinícius e gravada por Toquinho? Foi inspirada na Casapueblo. Andando pelas salas, descendo as escadas para outros salões, chegando ao terraço é impossível não se lembrar da letra “Era uma casa tão engraçada...”.

Parte do legado de Vilaró está na Casapueblo, que ele projetou, construiu e onde morou até falecer em 2014. Foi erguida na encosta de uma falésia o que confere uma vista espetacular do rio da Prata.
Cuidado se for de carro porque há poucos locais para estacionar, e chegue pelo menos umas duas horas antes do pôr do sol para você ter tempo suficiente de fazer a visita com calma.

Assista ao filme sobre a vida e obra de Vilaró que é exibido na pequena sala na entrada da casa, e depois se perca nas salas apreciando as criações do artista. Aproveite para levar alguma lembrança como as reproduções das pinturas, cada uma mais linda que a outra.
Há uma pequena cafeteria onde o turista pode fazer um lanche antes do espetáculo que encerra a visita: a Cerimônia do Sol.

Trata-se do pôr do sol, que conta com a exibição de uma gravação de um texto sobre o astro-rei na voz do próprio Vilaró. É como se ele estivesse ao seu lado, conversando com o amigo Sol, seu companheiro de todos os dias em que morou naquela casa.
É de arrepiar! Uma ótima forma de se despedir de Punta, rumo à Montevidéu.
Postar um comentário