Passeando em Montevidéu

O Uruguai é uma bela opção de turismo para os brasileiros que gostam de conhecer a América do Sul. A capital do país, apesar de pequena, tem inúmeras atrações para os turistas. Com três dias na cidade você conhece os principais pontos, e se quiser adicionar à visita as vinícolas próximas recomendo mais um ou dois dias.

Na primavera o clima é excelente. O sol aparece diariamente, mas continua aquele friozinho gostoso. À noite podemos usar todos os casacos que ficam guardados no armário o ano inteiro! Para hospedagem eu recomendo algum hotel próximo do rio da Prata nos bairros de Pocitos ou Punta Carretas. A orla das praias de Los Pocitos e La Estacada é linda, com equipamentos para esportes e onde você pode passear à noite, ou aproveitar para manter a forma caminhando e correndo pela manhã.

O Cala di Volpi é excelente. Na baixa temporada você pode pegar promoções. Ele está a dois minutos a pé do Shopping Punta Carretas e há restaurantes e bares no entorno. Os quartos são grandes, confortáveis, e o café da manhã espetacular, com médias lunas (croissants) e doce de leite servidos diariamente.

Minha dica é começar a explorar a cidade pelo local mais distante. É bom se organizar antes, porque as atrações não abrem todos os dias. Sugiro iniciar pelo Palácio Legislativo, no  bairro da Aguada, por ser mais longe. Lá você poderá fazer a visita guiada em português que custa cerca de R$ 10,00 (out/17). Construído no século XX, possui três andares e o subsolo.

As áreas abertas aos turistas contam um pouco da história do Uruguai através das pinturas, dos mosaicos e do mobiliário. Você pode observar a primeira constituição de 1830, e entrar na Câmara dos Senadores e dos Deputados.

Destaco a Sala dos Passos Perdidos passagem obrigatória para as duas Câmaras. O recinto é imponente, com mosaicos em mármore, dois vitrais imensos e esculturas. Tudo feito com materiais encontrados no próprio Uruguai.

A Biblioteca é outro ponto interessante. Localizada no andar superior do edifício é a segunda mais importante do país.

Guarda em seu acervo cerca de 250mil volumes, mas não está aberta ao público em geral. Observe as madeiras nobres no teto, nas prateleiras e balcões.

No exterior, vale circular o prédio e ver as esculturas criadas pelo italiano Giannino Castiglioni, que fazem alusão a temas como “O Trabalho” e “A Justiça”. No alto, embelezando o edifício, está outro conjunto de esculturas em mármore, que representam as atividades no Uruguai como a “A Medicina”, “A Indústria” e “O Direito”.

Depois de conhecer o Palácio vá direto para o Mercado Agrícola, localizado bem próximo. Construído em ferro no início do século XX é considerado Monumento Histórico Nacional. Está muito bem conservado, pois passou por uma reforma em 2013. O local é limpíssimo e você pode comprar algumas delícias como o doce de leite para provar.

Aproveite e almoce por lá. Para comer rapidinho, vá ao Lo de Pepe e prove o chivitos. É o nosso hambúrguer com fritas, mas a diferença está na carne, porque o bife é inteiro e não prensado com carne moída. O combo com refrigerante, batata frita e o sanduíche saí por cerca de R$ 40,00 (out/17).

Depois do almoço, a sugestão é ir para a orla de Los Pocitos direto para a Praça W. Churchil, onde está o letreiro com o nome da cidade. As fotos ali ficam fantásticas, pois você vê ao fundo os edifícios e o rio. Essa é uma área nobre da cidade, os prédios lembram muito a orla de Copacabana e há muitas áreas verdes.

Faça uma caminhada pela Rambla Mahatma Gandhi em direção à praia de La Estacada. As ramblas são as avenidas que margeiam a orla do rio da Prata. Visite o Parque Villa Biarritz que é próximo e depois siga para o Farol de Punta Carretas, construído no século XIX. Fique relaxando nos bancos e observando os moradores. A aproveite o pôr do sol!

A dica para a noite é o Café Bar Tabare no bairro de Punta Carretas. Vale acessar o site e ver a agenda que conta com shows pagos no piso inferior.

O menu é bem variado, recomendo a Uvita Fun Fun para provar, uma espécie de aperitivo, e para comer a dica é o presunto serrano com queijo parmesão e olivas, bem parecido com os tapas espanhóis.

Tim tim!
0 Responses

Postar um comentário